Portal Web de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar foi criado pelo Incaper para facilitar a comercialização de produtos e serviços oriundos dos agricultores familiares do Estado do Espírito Santo.
A primeira versão do portal foi desenvolvida a partir de requisitos que definiam as funcionalidades que deveriam ter no portal, mas os usuários principais não foram consultados durante o levantamento desses requisitos. A consequência disso, foi a entrega de um portal que não estava de acordo com as necessidades desses usuários.
O portal tem quatro tipos de usuários bem distintos: o agricultor familiar, o comprador, o
servidor do Incaper e o administrador do portal. O agricultor familiar e os compradores são os principais usuários do site. Entretanto, após um pré-teste realizado no portal com esses perfis de usuários, concluímos que a avaliação da usabilidade deveria ser realizada pelos agricultores familiares, pois estes usuários tiveram grandes dificuldades em utilizar o portal durante o pré-teste.
8 meses
Realizar a pesquisa com usuários, analisar os dados da pesquisa, gerar recomendações ergonômicas para o sistema e criar o design para a melhoria da interface.
1) Descoberta
– Estudar os requisitos levantados para a construção do portal;
– Reunir com a equipe de desenvolvimento e suporte para descobrir os problemas mais relevantes do portal;
– Estudar a documentação criada para a primeira versão do portal;
– Elaborar um planejamento da pesquisa de UX.
2) Pesquisa
– Aplicar a avaliação cooperativa para avaliar a usabilidade do portal.
A avaliação cooperativa foi utilizada durante o pré-teste e o teste final. Resumidamente, essa avaliação sugere os seguintes passos:
– Escrever as tarefas que deverão ser executadas pelos usuários;
– Relembrar ao usuário que é o sistema que está sendo avaliado;
– Explicar ao usuário o processo da avaliação e introduzir os passos da tarefa para o usuário ter uma ideia geral do que ele vai fazer.
– Anotar todos os comentários dos usuários e encorajá-los a falar em voz alta tudo o que ele está sentindo em relação ao portal.
Um pré-teste foi realizado com quatro agricultores e para esta avaliação foi reservada uma sala com um computador. Os quatro agricultores eram do sexo masculino, com idade entre 25 a 45 anos.
Para o registro desse pré-teste foi utilizado uma câmera de vídeo, papel e caneta.
Durante todo o pré-teste os usuários foram estimulados a relatar todos os problemas encontrados
na interface que dificultaram o uso do portal. O tempo médio de cada avaliação do perfil agricultor
durou aproximadamente 40 minutos.
Foram convidados cinco usuários agricultores para avaliação final do teste de usabilidade.
Somente quatro usuários agricultores comparecerem no dia da avaliação e os testes foram realizados em uma sala reservada com computador com uma câmera para gravação. Dois agricultores estavam na faixa etária de 55 a 65 anos. Um agricultor estava na faixa dos 25 a 35 anos e o outro agricultor na faixa de 45 a 55 anos. Dos quatro usuários, três deles tinham computador em casa com internet a rádio, mas não utilizavam o equipamento constantemente, e relataram que os filhos são quem mais utilizavam o computador e celular com internet.
O tempo médio de cada avaliação durou aproximadamente 25 minutos.
3) Análise dos dados
Assistir os vídeos da avaliação, ler as anotações dos comentários dos usuários ao realizar as tarefas no portal. Realizar apontamentos que precisam de melhoria na interface.
4) Gerar Recomendações
Após a análise dos problemas de usabilidade, várias recomendações de melhorias foram geradas e repassadas a equipe de desenvolvimento do sistema.
5) Criar no design
Um novo desenho para o portal foi feito após a análise das recomendações:
A pesquisa demonstrou que portal de comercialização pode ser uma boa alternativa para o desenvolvimento do campo. Apesar dos problemas de usabilidade encontrados, todos os usuários que participaram da pesquisa ficaram felizes com a solução e ansiosos para utilizar a ferramenta.
No início da pesquisa os usuários foram questionados que ferramenta eles utilizam para acessar a internet e a maioria respondeu que usa o celular. A primeira versão do portal é responsivo, ou seja, se adapta a vários tamanhos de tela, mas esta avaliação foi realizada em um computador desktop, recomenda-se fazer novo teste de usabilidade utilizando celular.
Outros testes de usabilidade também deverão ser realizados para os outros grupos de usuários, principalmente com o usuário “comprador”, pois sem este usuário a comercialização não será concluída.
A avaliação cooperativa foi eficiente para coletar as informações sobre os problemas ocorridos durante o uso do portal pelos agricultores. Sistemas não devem ser projetados somente a partir de requisitos técnicos, é preciso o envolvimento dos usuários em todo o processo de desenvolvimento.
Os resultados adquiridos no pré-teste também devem ser considerados na melhoria do sistema.
A avaliação trouxe novas interpretações para as funcionalidades do portal. Por exemplo, um agricultor, que não conseguiu realizar a avaliação por falta de conhecimento em informática, trouxe uma boa ideia para o portal e essa ideia também beneficiaria o desenvolvimento da sua propriedade no campo. Ele sugeriu que o portal apresentasse uma página com um perfil detalhado sobre as qualidades do serviço que ele executa no campo. O aprendizado foi que não devemos ignorar os comentários dos usuários, só porque ele não conseguiu executar as tarefas da pesquisa.
Evitar a utilização de terminologias em inglês (por exemplo: login) nos elementos da interface .
Evitar o uso isolado do símbolo “*” para marcar campos de preenchimento obrigatórios, pois nenhum usuário dessa pesquisa reconheceu o uso desse símbolo na interface.
Saiba mais no artigo: Avaliação da usabilidade de um portal de comercialização para agricultura familiar
Copyright 2023 © Aliana Simões. Ilustrações e todo o site feito por Aliana Simões.