É um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado por uma instituição privada de ensino de graduação e pós-graduação.
São perfis dos usuários que utilizam o AVA: aluno de graduação, aluno de pós graduação, equipe pedagógica, professores e administradores do sistema.
Resumidamente, os usuários do AVA realizam as seguintes tarefas:
– Os alunos visualizam o conteúdo dos cursos, as notas, avisos, atividades e frequência.
– Os professores cadastram avisos, notas, conteúdos, atividades e frequência.
– A coordenação pedagógica cadastra conteúdo, cadastra avisos e auxilia os professores e alunos a utilizarem o sistema.
– O administrador realiza todos os tipos de cadastros e configurações do sistema.
30 dias
Realizar a pesquisa com usuários e analisar os dados da pesquisa.
1) Descoberta
Criação de um briefing para saber os perfis dos usuários e características do AVA. E realizar a técnica da abordagem do sistema para verificar como o AVA interage com outros sistemas da instituição.
2) Pesquisa
Para identificar a satisfação dos usuários com o AVA, utilizamos a técnica do Focus Group. Esta técnica foi aplicada aos alunos do curso de pós-graduação em marketing. A execução deste projeto aconteceu durante a pandemia e por isso optamos por realizar um focus group online. Dez alunos participaram do focus group e os objetivos foram conhecer as percepções e opiniões desses alunos sobre o ambiente virtual.
Também, avaliamos o AVA através de um check-list de heurísticas para analisar pontos críticos da interface.
3) Definição
Para esta etapa, decidimos criar uma jornada do usuários com perfil de alunos de pós-graduação. Essa jornada foi construída a partir dos dados adquiridos com o Focus Group.
Também foi definido a criação da proposta de valor para o AVA, pois esta técnica auxilia no direcionamento da criação de um novo produto e ajuda a identificar: os itens que são importantes dentro do AVA, para quem o produto é direcionado, quando, como e onde o produto será utilizado.
4) Ideação
Propomos o uso da técnica Scamper para gerar ideias de melhoria para o AVA.
Com base na pesquisa foi possível identificar as principais dificuldades que os alunos de pós-graduação enfrentam ao utilizar o AVA.
E após a aplicação das técnicas, focus group e jornada do usuário, surgiram questionamentos sobre quais seriam os problemas enfrentados por outros usuários do AVA. Por esse motivo, recomendamos avaliar a usabilidade do AVA com os outros perfis de usuários.
A técnica de scamper incentiva a geração de ideias. A partir dela, foi possível explorar várias opções de soluções, o que pode ajudar a instituição a tomar uma decisão mais informada e eficaz para melhorar o AVA.
A análise da experiência do usuário foi realizada e, para dar continuidade ao trabalho, recomendamos a criação de protótipos para testar os diferentes aspectos do AVA, incluindo o design, usabilidade e funcionalidades. Com o objetivo de identificar problemas junto com os usuários e corrigir estes problemas antes da criação de uma nova versão.
A escolha das técnicas (focus group, jornada do usuário, proposta de valor e scamper) foram eficaz para atingir a meta proposta.
O focus group permitiu que se tenha um conhecimento mais aprofundado sobre a percepção dos usuários em relação ao AVA, ajudando a direcionar a estratégia de pesquisa de forma mais assertiva.
A jornada do usuário possibilitou o entendimento das etapas pelas quais usuário passa desde o momento em que faz o acesso ao AVA, permitindo que a instituição de ensino atue em pontos específicos para melhorar a experiência do usuário.
A proposta de valor demonstra a forma com a instituição de ensino se apresenta ao mercado e ao seu público-alvo.
E por fim, a técnica do scamper ajudou muito no processo de ideação, pois com ela é possível propor soluções para problemas específicos de forma rápida.
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