O sistema criado será utilizado por uma siderúrgica para realizar a gestão e operação dos pátios de placas de aço.
Realizar a análise da tarefa com usuários principais para identificar as tarefas por eles executadas e os principais pontos de dor sofridos que estes usuários sentem ao executar essas tarefas. Criar protótipos de baixa e média fidelidade. Realizar testes de usabilidade no protótipo com o objetivo de melhorar o protótipo com base nas preferências do usuário. E por fim, repassar o protótipo modificado para a equipe de desenvolvimento do sistema.
3 meses
Os usuários principais que participaram da pesquisa exercem as seguintes tarefas: gestão do pátio de placas, identificação e marcação das placas, operador que movimenta as placas no pátio.
Realizar a pesquisa com usuários, analisar os dados da pesquisa e criar o protótipo do sistema com bases nas recomendações ergonômicas.
1) Descoberta
Estudar os requisitos para o novo sistema;
Reunir com a equipe de desenvolvimento e stakeholders para saber os principais problemas enfrentados pelos usuários durante a execução do trabalho de gestão do pátio de placas;
Identificar os perfis dos usuários que utilizarão o sistema;
Criar um planejamento da pesquisa de UX.
2) Pesquisa
Realizar entrevistas presenciais com os usuários do sistema;
Analisar as principais atividades executadas pelos usuários no pátio de placas;
Identificar os pontos de dores dos usuários durante as execuções das tarefas;
Identificar os anseios e as soluções relatadas pelos usuários para a criação do novo sistema.
3) Análise dos dados
Analisar os dados das entrevistas e, em paralelo, realizar os estudos com os requisitos das funcionalidades do sistema.
4) Ideação
Desenhar protótipos de baixa fidelidade para as telas do sistema. O sistema tem quatro perfis de usuários e cada usuário acessará o sistema com uma resolução de tela e terá funcionalidades diferentes. A construção protótipo de papel foi fundamental para posicionar os requisitos do sistema em cada tela.
5) Avaliação
Avaliar as telas desenhadas com os usuários do sistema. Usuários, responsáveis pela checagem e marcação das placas, foram convidados para realizar a avaliação do protótipo de um dos módulos do sistema. Estes usuários receberam uma tarefa para executar no protótipo interativo. Durante toda a avaliação, os usuários foram estimulados a falar sobre os seus pensamentos e sentimentos ao interagir com o protótipo.
6) Gerar Recomendações
Gerar recomendações para uma boa usabilidade e um bom design a partir das alterações no protótipo de média fidelidade.
O novo sistema será dividido em módulos de operação, cada um direcionado a um perfil específico de usuário. A pesquisa com usuários foi fundamental para entender seu comportamento e as terminologias necessárias para operar os módulos de forma eficiente.
O fluxo de atividades do sistema foi otimizado para reduzir o número de etapas e facilitar a execução das tarefas. A pesquisa também identificou os principais problemas enfrentados pelos usuários nos sistemas atuais, como:
Os usuários também expressaram seus anseios para o novo sistema:
Todas as entrevistas foram realizadas de forma presencial, a análise das tarefas foi fundamental para entender os problemas enfrentados pelos usuários. Todo o trabalho de construção do protótipo foi realizado em concordância com os usuários, com a equipe de desenvolvimento e com os stakelholders. E esse trabalho foi fundamental para entender a complexidade das atividades do usuários e das operações administrativas e de logística da empresa.
Para propor soluções para interface do protótipo, eu estudei o básico das tecnologias que serão utilizadas no sistema, Angular e Prime Faces.
A avaliação do protótipo com os usuários foi fundamental para avaliar a usabilidade e o design do novo sistema, mas principalmente para compreender as terminologias técnicas utilizadas pelos usuários.
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