UX/UI para criação de um sistema de gestão do pátio de placas

Análise da tarefa do usuário e avaliação da usabilidade de um protótipo para criar um novo sistema para a gestão do pátio de placas de aço

O que é o produto?

O sistema criado será utilizado por uma siderúrgica para realizar a gestão e operação dos pátios de placas de aço.

O que é o projeto?

Realizar a análise da tarefa com usuários principais para identificar as tarefas por eles executadas e os principais pontos de dor sofridos que estes usuários sentem ao executar essas tarefas. Criar protótipos de baixa e média fidelidade. Realizar testes de usabilidade no protótipo com o objetivo de melhorar o protótipo com base nas preferências do usuário. E por fim, repassar o protótipo modificado para a equipe de desenvolvimento do sistema.

Duração

3 meses

Metas

  • Verificar a satisfação e os pontos de dor dos usuários com os sistemas utilizados e com o gerenciamento do pátio de placas;
  • Verificar as sugestões dos usuários para criar um sistema eficaz, eficiente e satisfatório;
  • Traçar perfis dos usuários que utilizam o sistema atual e que irão utilizar o sistema que será criado;
  • Criar protótipos de média fidelidade para representar a usabilidade desejada pelos usuários.
  • Repassar orientações de como implementar as soluções do protótipo para a equipe de desenvolvimento do sistema.

Perfil dos usuários

Os usuários principais que participaram da pesquisa exercem as seguintes tarefas: gestão do pátio de placas, identificação e marcação das placas, operador que movimenta as placas no pátio.

Minha função

Realizar a pesquisa com usuários, analisar os dados da pesquisa e criar o protótipo do sistema com bases nas recomendações ergonômicas.

Metodologia

1) Descoberta

Estudar os requisitos para o novo sistema;

Reunir com a equipe de desenvolvimento e stakeholders para saber os principais problemas enfrentados pelos usuários durante a execução do trabalho de gestão do pátio de placas;

Identificar os perfis dos usuários que utilizarão o sistema;

Criar um planejamento da pesquisa de UX.

2) Pesquisa

Realizar entrevistas presenciais com os usuários do sistema;

Analisar as principais atividades executadas pelos usuários no pátio de placas;

Identificar os pontos de dores dos usuários durante as execuções das tarefas;

Identificar os anseios e as soluções relatadas pelos usuários para a criação do novo sistema.

3) Análise dos dados

Analisar os dados das entrevistas e, em paralelo, realizar os estudos com os requisitos das funcionalidades do sistema.

4) Ideação

Desenhar protótipos de baixa fidelidade para as telas do sistema. O sistema tem quatro perfis de usuários e cada usuário acessará o sistema com uma resolução de tela e terá funcionalidades diferentes. A construção protótipo de papel foi fundamental para posicionar os requisitos do sistema em cada tela.

Protótipo em papel

5) Avaliação

Avaliar as telas desenhadas com os usuários do sistema. Usuários, responsáveis pela checagem e marcação das placas, foram convidados para realizar a avaliação do protótipo de um dos módulos do sistema. Estes usuários receberam uma tarefa para executar no protótipo interativo. Durante toda a avaliação, os usuários foram estimulados a falar sobre os seus pensamentos e sentimentos ao interagir com o protótipo.

Protótipo média fidelidade celular

6) Gerar Recomendações

Gerar recomendações para uma boa usabilidade e um bom design a partir das alterações no protótipo de média fidelidade.

Protótipo média fidelidade desktop

Impacto

O novo sistema será dividido em módulos de operação, cada um direcionado a um perfil específico de usuário. A pesquisa com usuários foi fundamental para entender seu comportamento e as terminologias necessárias para operar os módulos de forma eficiente.

O fluxo de atividades do sistema foi otimizado para reduzir o número de etapas e facilitar a execução das tarefas. A pesquisa também identificou os principais problemas enfrentados pelos usuários nos sistemas atuais, como:

  • Excesso de passos para executar tarefas simples.
  • Dificuldade em compreender as terminologias e instruções.
  • Falta de familiaridade com os elementos gráficos.
  • Necessidade de acessar vários sistemas para realizar uma única tarefa.

Os usuários também expressaram seus anseios para o novo sistema:

  • Facilidade de uso e interface intuitiva.
  • Terminologias familiares e de fácil compreensão.
  • Minimização do retrabalho e otimização do tempo.

O que eu aprendi

Todas as entrevistas foram realizadas de forma presencial, a análise das tarefas foi fundamental para entender os problemas enfrentados pelos usuários. Todo o trabalho de construção do protótipo foi realizado em concordância com os usuários, com a equipe de desenvolvimento e com os stakelholders. E esse trabalho foi fundamental para entender a complexidade das atividades do usuários e das operações administrativas e de logística da empresa.

Para propor soluções para interface do protótipo, eu estudei o básico das tecnologias que serão utilizadas no sistema, Angular e Prime Faces.

A avaliação do protótipo com os usuários foi fundamental para avaliar a usabilidade e o design do novo sistema, mas principalmente para compreender as terminologias técnicas utilizadas pelos usuários.