O jogo avaliado faz parte de um projeto de pesquisa que visa despertar o interesse de crianças em pesquisa científica e, também, visa ajudar a divulgar a pesquisa desenvolvida no Incaper ( Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). A criação do jogo é uma forma de aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos pelo Incaper. Esse jogo foi desenvolvido pelo empresa MitoGames
20 dias
Avaliar a usabilidade do jogo com crianças na faixa etária de 11 a 14 anos.
Ux researcher
– Escrever as perguntas necessárias para realizar a avaliação;
– Realizar pré-teste com dois usuários da mesma faixa etária para validar as perguntas elaboradas;
– Certificar que o ambiente de teste está apto para apresentar o jogo;
– Selecionar 6 crianças para jogar o jogo;
– Observar as crianças interagindo com o jogo;
– Incentivar as crianças a falarem em voz alta sobre o que elas sentem ao utilizar o jogo;
– Fazer anotações dos comentários das crianças;
– Fazer uma análise dos dados coletados;
– Repassar para a empresa de desenvolvimento as recomendações de melhoria do jogo.
A avaliação com usuários, além de avaliar a navegação e as formas de interação, permite avaliar a qualidade do conteúdo que está dentro do jogo. Para os alunos, a jogabilidade foi fácil, mas os conteúdos das perguntas e respostas estavam bem difíceis.
O teste foi realizado em uma escola pública que fica ao lado da sede do Incaper. Durante a avaliação as crianças ficaram curiosas para saber as áreas de atuação do Incaper e elas ficaram admiradas em saber como o Incaper é importante para a segurança alimentar da população capixaba. Diante desse fato, eu acredito que o Instituto deveria desenvolver ações de comunicação e integração para o público jovem-infantil.
Notícia sobre jogo: Pesquisa científica do Incaper vira jogo de tabuleiro
Jogo do Incaper
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